quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Roma



 A capital Italiana é considerada um dos berços da humanidade, com uma história incrível, a cidade é uma viagem ao passado, com várias atracções culturais que não deixa ninguém desapontado. No interior da cidade encontra-se o estado do Vaticano, residência do Papa. Fazendo de Roma uma das cidades com maior importância na História mundial, sendo um dos símbolos da civilização europeia.

População
Aproximadamente 2,5 milhões de habitantes vivem em Roma, a cidade sempre teve uma população diversa, caracterizada pelos diversos fluxos migratórios, desde a migração em massa dos povos bárbaros no século III até o crescimento de imigrantes nos períodos pós guerra. Hoje em dia muitos imigrantes ainda vivem em Roma, e a população brasileira na cidade também é expressiva.

A cidade
Localizada na região central do país na península itálica a cidade de Roma é de uma beleza incomparável, com toda sua história o lugar tem um clima especial com cheiro de passado no ar, suas construções, seus monumentos e suas ruínas deixam essa energia ainda mais viva. São diversos os monumentos que contam a história da cidade.

História
A história de Roma Antiga é fascinante em função da cultura desenvolvida e dos avanços conseguidos por esta civilização. De uma pequena cidade, tornou-se um dos maiores impérios da antiguidade. Dos romanos, herdamos uma série de características culturais. O direito romano, até os dias de hoje está presente na cultura ocidental, assim como o latim, que deu origem a língua portuguesa, francesa, italiana e espanhola.

Origem de Roma : explicação mitológica
Os romanos explicavam a origem de sua cidade através do mito de Rómulo e Remo. Segundo a mitologia romana, os gémeos foram jogados no rio Tibre, na Itália. Resgatados por uma loba, que os amamentou, foram criados posteriormente por um casal de pastores. Adultos, retornam a cidade natal de Alba Longa e ganham terras para fundar uma nova cidade que seria Roma.

Cultura Romana
A cultura romana foi muito influenciada pela cultura grega. Os romanos "copiaram" muitos aspectos da arte, pintura e arquitectura grega.
Os balneários romanos espalharam-se pelas grandes cidades. Eram locais onde os senadores e membros da aristocracia romana iam para discutirem política e ampliar seus relacionamentos pessoais.
A língua romana era o latim, que depois de um tempo espalhou-se pelos quatro cantos do império, dando origem na Idade Média, ao português, francês, italiano e espanhol.
A mitologia romana representava formas de explicação da realidade que os romanos não conseguiam explicar de forma científica. Trata também da origem de seu povo e da cidade que deu origem ao império. Entre os principais mitos romanos, podemos destacar: Rómulo e Remo e O rapto de Proserpina.


Religião Romana
Os romanos eram politeístas, ou seja, acreditavam em vários deuses. A grande parte dos deuses romanos foram retirados do panteão grego, porém os nomes originais foram mudados. Muitos deuses de regiões conquistadas também foram incorporados aos cultos romanos. Os deuses eram antropomórficos, ou seja, possuíam características (qualidades e defeitos) de seres humanos, além de serem representados em forma humana. Além dos deuses principais, os romanos cultuavam também os deuses lares e penates. Estes deuses eram cultuados dentro das casas e protegiam a família. Principais deuses romanos: Júpiter, Juno, Apolo, Marte, Diana, Vénus, Ceres e Baco.

Fontes: http://www.queromorarfora.com/Roma.html; http://historiazuiani.blogspot.com/2010/11/roma_10.html

1 comentário:

Samuel disse...

a primeira foto nao é o vaticano?