New York, ou por cá, Nova Iorque, é uma cidade localizada no no nordeste do país, é a cidade mais populosa dos Estados Unidos e uma das cidades mais importantes e influentes do mundo, já que nela está localizado o principal centro financeiro mundial, bem como a sede da Organização das Nações Unidas.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi8C1YdTuALBP8syoKbQgxS1yhALtJVspLdPIc-FdNuVMpMq4JNmOjGXgR2dPb2cfHjxusKzNTjbB1OVyxfJyjXx9eRS2ckRqyeG9n5nGKHrkmdYsMuhD5rIGCzOBx1v9z1SWDCksK-l4JG/s400/800px-New_York_Midtown_Skyline_at_night_-_Jan_2006_edit1.jpg)
Com seus 8 milhões de habitantes, com cerca de 18,7 milhões de habitantes na sua área metropolitana, a região onde a cidade se encontra é facilmente a maior de seu país e a segunda mais populosa da América do Norte, sendo superada apenas pela Cidade do México. Desde sua fundação, em 1625, o local tem sido um dos principais destinos de imigrantes, vindos de todas as partes do mundo, que fizeram de Nova Iorque uma cidade altamente cosmopolita, e uma das mais diversificadas, étnica e racialmente, do mundo.
Apesar de seus problemas, Nova Iorque continua a ser considerada uma das cidades mais interessantes e fascinantes dos Estados Unidos - se não do mundo - por muitas pessoas, atraindo mais turistas do que qualquer outra cidade americana, sejam turistas domésticos ou internacionais. É frequentemente também considerada a cidade mais cosmopolita do mundo.
Sendo um dos maiores centros culturais do mundo, possui muitas galerias de artes, drama e dança, sociedades musicais e literárias, bem como outras organizações culturais. Vários dos mais reconhecidos centros de concertos, museus, e teatros estão localizados na cidade.
Nova Iorque é conhecida mundialmente pelos seus arranha-céus e edifícios espalhados por toda cidade concentrando a maioria deles em Manhattan. Muitos destes altos edifícios são famosos em todo o mundo. A Flatiron Building, com seus 22 andares, foi um dos primeiros a serem inaugurados em Nova Iorque, em 1902.
Na década de 1930, muitos arranha-céus foram construídos. Primeiramente, o Chrysler Building (77 andares), finalizado em 1930. O Rockefeller Center (72 andares) foi inaugurado em 1940, e possui uma grande praça, famosa especialmente no inverno.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgIwCFA1F_iTPUOWfqezCifKEkG5yws29Zt9VDKQq8OIG1l5jPhAOhzjpBLsDmQv5Bi0BLcwmwCBnPICYQnt4jeXLyftQXB6pQNkuNxaDnuSrnlk1Mh2hHq0sCioJ4pfeYSAmVSaw__XNJ1/s400/800px-Empire_State_Building_Dec_2005.jpg)
Mas a arquitectura da cidade de Nova Iorque não se destaca-se apenas pelos altos edifícios.
Muitas igrejas são famosas pelo estilo gótico de arquitectura. Entre elas, a Catedral Episcopal de São João, o Divino, a Igreja Católica de São Patrício e a Igreja Riverside.
O Central Park é um grande parque dentro da cidade de Nova Iorque, possui uma área de 3,4 km², e está localizado no distrito de Manhattan. O parque, que existe há 150 anos, é considerado por muitos nova-iorquinos um oásis dentro da grande floresta de arranha-céus existente na região. É um lugar onde as pessoas podem diminuir o ritmo frenético de Nova Iorque: as pessoas podem sentar em um banco e ler o jornal, conversar com os amigos, jogar, andar de bicicleta ou brincar com as crianças.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi9BYdhYtzS5cjMKTz14aPIypCXTwEZ4hnop4ZxwCB_4PsZmslp8YzGpsb88GWTjlZdFZFzVDsbA-5CXiB01UvDC8COQUulIllK7_JEMgzmOegqf8fj_PytXPgisqdvCiHsEENW6Aa3GH8t/s400/800px-Manhattan_New_York_City_2008_PD_81central+park.jpg)
Com os aproximadamente vinte e cinco milhões de visitantes anualmente, o Central Park é o parque mais visitado da cidade, e aparece em muitos filmes e em muitos programas de televisão, tornando-o conhecido no mundo todo.
Foi projectado por Frederick Law Olmsted e por Calvert Vaux, quem criou mais tarde o Brooklyn's Prospect Park. Embora o parque pareça natural, ele é, na verdade, ajardinado quase inteiramente e contém diversos lagos artificiais, trilhas para caminhadas, duas pistas de patinagem no gelo, um santuário vivo, e campos diversos.
A Ponte do Brooklyn (originalmente New York and Brooklyn Bridge) é uma das mais antigas pontes de suspensão nos Estados Unidos, com extensão de 1.834 metros, e situa-se sobre o rio East, ligando os distritos de Manhattan e Brooklyn.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEieFYkbzhgvvkk0hKNcFIJTCi4gQ8LZfAKCmERAgC1rtIdW6UMQ40k-fmU2OFG-7uyHjV9_-pl31Fknma_OOsSnPF2PnexO_6Z6RHgBEDdM5DfWjm_Vvwzze_qTJdRZCW9NDOLV3Vyyaifb/s400/800px-Pont_de_Brooklyn_de_nuit_-_Octobre_2008_edit.jpg)
Ao ser finalizada era a maior ponte de suspensão do mundo, e a primeira a utilizar-se de cabos. Foi a primeira ponte de aço suspensa do mundo e suas imensas torres de suporte já foram as estruturas mais altas de toda a cidade de Nova Iorque.
Times Square é uma famosa confluência de grandes avenidas da cidade de Nova Iorque, Estados Unidos; sendo até melhor definida como uma praça, e não apenas como uma esquina.
A área está localizada na junção da Broadway com a Sétima Avenida, entre as ruas 42 Oeste e 47 Oeste, na região central de Manhattan. É uma área comercial, onde quaisquer prédios são obrigados a permitirem a instalação de letreiros luminosos, para propósitos de publicidade.
Na Times Square está localizada a NASDAQ, uma das principais bolsas de valores do mundo. Entre seus pontos comerciais mais conhecidos estão os estúdios da rede de televisão ABC, bem como os famosos estúdios MTV e da Virgin Records. O local possui uma das maiores concentrações da indústria do entretenimento no mundo, além de grandes lojas de famosas marcas internacionais, e obviamente congrega inúmeros anúncios luminosos de propaganda que durante a noite tornam-se uma atracção peculiar. É também na Times Square que se pode assistir a uma das maiores festas de passagem de ano do planeta, contando sempre com inúmeros recursos visuais e pirotecnia.
Times Square significa "Praça do Tempo", e até Abril de 1904 era conhecida como Longacre Square, nome original dado pelos colonizadores britânicos. O local teve seu nome mudado em função da construção do edifício que durante muitos anos serviu para abrigar os escritórios centrais do jornal New York Times, o Times Building, hoje conhecido como One Times Square. Actualmente é o ponto turístico mais visitado do mundo, com cerca de 35 milhões de visitantes por ano, recebendo mais turistas até que a Estátua da Liberdade.
E no meu imaginário esta cidade ficará sempre coberta com um manto de neve...
Informação e imagens: www.wikipedia.com, www.trekearth.com, www.picturecorrect.com