![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhrIIOfD2tfeK52334b8bV2G4ZsidCuswV8wxdqibPz8w6cTemSURnQ5mng9gFzN1cjav8ANWndoy6ISzziRf7om9d0uPM9mKrn1vE7mHWkGQ-WZZIuTf4wgXSIHszPoWaiHhicwzL-xntl/s400/Toledo_Skyline_Panorama%252C_Spain_-_Dec_2006.jpg)
A 25 de Maio de 1085, Afonso VI de Castela ocupou Toledo e estabeleceu o controlo directo sobre a cidade moura. Este foi o primeiro passo concreto do reino de Leão e Castela na chamada Reconquista.
Toledo era famosa por sua produção de aço, especialmente espadas, e a cidade ainda é um centro de manufactura de facas e pequenas ferramentas de aço. Após Filipe II de Espanha mudar a corte de Toledo para Madrid em 1561, a cidade entrou em lento declínio, do qual nunca se recuperou.
Cervantes descreveu Toledo como a "glória da Espanha". A parte antiga da cidade está situada no topo de uma montanha, cercada em três lados por uma curva no rio Tejo, e tem muitos sítios históricos, incluindo o Alcázar, a catedral (a igreja primaz da Espanha), e o Zocodover, seu mercado central.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjKVuKRAd8j-g25HMGQveI-IwuOa_q5FWl01vkk_EAHMe_E7ov1cRtv0tc4FQX4OoXqonZQPDMRXSBzs_FcbZd5C87yXrDd3500Ksqzs4AZLMH9OHzG928j1_M4D7aMoBBvHDLqJhjtAfeH/s400/800px-Tagus_River_Panorama_-_Toledo%252C_Spain_-_Dec_2006.jpg)
No século XIII Toledo era um importante centro cultural sob o domínio de Afonso X, cuja alcunha era "El Sabio" ("O Sábio") por seu amor ao conhecimento. A escola de tradutores de Toledo tornou disponíveis grandes trabalhos académicos e filosóficos originalmente produzidos em árabe e hebraico ao traduzi-los para o latim, disponibilizando pela primeira vez uma grande quantidade de conhecimentos para a Europa.
A catedral é notável por sua incorporação de luz, e nada é mais notável que as imagens por trás do altar, bastante altas, com figuras fantásticas em estuque, pinturas, peças em bronze, e múltiplas tonalidades de mármore, uma obra-prima medieval. A cidade foi local de residência de El Greco no final de sua vida, e é tema de muitas de suas pinturas, incluindo "O Enterro do Conde de Orgaz", exibido na Igreja de Santo Tomé.
Informação e imagens: www.wikipedia.com
3 comentários:
Bem mais interessante que New York ... :-) Já lá estive!!!
Lindo!! Adorava conhecer in situ.
Estive lá há menos de dois meses! Pequenina, mas mágica! :)
Enviar um comentário